Acordamos em: Edinbane/Dunvegan
Dormimos em: Edimburgo
Pra variar um pouco a noite ventou pra caramba, choveu pra caramba. Mas hoje pegaríamos 5 horas de estrada, então faça chuva, faça sol, temos que sair as 8. Despertador tocou, procedimento de sempre: fecha gás, liga geladeira na bateria, tira cabo de energia, guarda cabo de energia, enche de água limpa, esvazia água suja, joga lixo fora, etc etc. Fizemos um cafezinho rápido (comprei uma mini prensa francesa) e partimos.
E com o coração apertado deixamos a ilha Skye. Primeiro porque aquele lugar é lindo demais, precisaríamos de mais uns 2 dias no mínimo. Segundo porque resolvemos não ver um dos principais cartões postais de toda Escócia: o Neist Point Lighthouse. O tempo também ajudou a gente na decisão: chovia e estava muito nublado cedinho, então a gente não ia ver muita coisa também.
Viajar dirigindo um caminhão não é tarefa das mais fáceis. Especialmente na Escócia em que pelo menos 80% das estradas que pegamos são super estreitas e sem acostamento (se cair pra fora a roda, tinha um grande risco de furar o pneu). Então, 5 horas no caminhão, não são iguais 5 horas de carro. São 5 horas de concentração total na estrada, e isso cansa pra caramba!
Nosso primeiro destino seria Fort William. Mas antes disso paramos em pitoresco castelo no caminho: Eilean Donan Castle, que pertence(u) ao clan dos MacRae, uma das famílias (aqui chamam de clans) mais importantes da Escócia (eles têm até um verbete na Wikipédia).
Depois do castelo, mais um pouco de estrada e paramos por umas boas 2 horas em Fort William. A cidade é a segunda maior de toda as highlands, e tem uma ruazinha simpática de comércio em que comemos um hambúrguer mais ou menos bom.
Chegando mais aqui perto de Edimburgo começou a bater o desespero. Dos 3 campings que tinham aqui perto da cidade, 2 deles não tinham mais vagas, por incrível que pareça. E o outro restante não atendia.
Chegamos tarde aqui (perto das 7 da noite), e por sorte havia vaga pra gente! Ufa. Pegamos nossos casacos e zarpamos pra cidade (busão atrasou um pouco) pra fazer a refeição mais gostosa da viagem até agora. Afinal, a gente não estava mais aguentando sanduíche de queijo cottage!
Fomos no Bela Italia quase esquina com a Princes Street (que é a principal aqui do comércio), e os pratos e a sobremesa estavam maravilhosos! Como é bom um pouco de civilização!
E é isso. Amanhã vamos voltar para Edimburgo (dessa vez conhecer a cidade durante o dia) e depois pegamos o voo para Londres para a segunda etapa da aventura: Islândia.
Gente, Escócio é meu novo destino dos sonhos. Lindo demais.